Podologia

podologia.webp

A especialidade

Hoje já olhou para os seus pés?

A Podologia é uma área da saúde vocacionada no tratamento de todas as doenças dos pés!

O Pé é um órgão importante do corpo humano. É uma estrutura complexa, fundamental que permite ao Homem andar e é o suporte de todo o peso do corpo.

Anda todos os dias em cima pés, mas só se lembra deles quando doem!

O Podologista é o especialista na área da saúde habilitado para o tratamento das patologias que possam surgir nos pés, tais como:

- Alterações Dérmicas:               

* Micose

* Transpiração excessiva (hiperhidrose)

* Calosidades

* Verrugas

* Ulceras (feridas)

* Eczemas,….

- Doenças nas unhas:

* Unha encravada (onicocriptose)

* Unha com Micose (Onicomicose)

* Unhas engrossadas (Onicodistrofias)

- Deformidades nos dedos:

* Dedos em garra,

* Dedos Sobrepostos, …

- Pé Plano e Pé Cavo

- Alterações no Pé da Criança:

* ”Cambar os pés”

* “ Meter os pés para dentro”

* Pé plano

- Esporão de calcâneo

- Fasceites plantares

- Neuroma de Morton

- Joanetes (H.A.V)

- Dismetrias (pernas de diferentes tamanho)

- Dores nos pés

Áreas de Intervenção:

Podologia Clinica: destinado à população em geral para o tratamento das doenças e dores nos pés.

Podologia Infantil: As alterações no pé da criança podem provocar problemas irreversíveis. É importante avaliar o crescimento e desenvolvimento do pé para que atempadamente se possa proceder às correções necessárias e evitar o aparecimento de certas patologias.

Pé Diabético: A diabetes é uma doença que leva a problemas sérios a nível dos pés. O aparecimento de feridas (úlceras) pode, em alguns casos, levar à amputação. Saber o estado de saúde dos seus pés é fundamental e evita sequelas futuras. 

Pé Desportista: A prática desportiva submete os pés a um esforço que, por vezes, pode levar a lesões. Uma avaliação rigorosa evita danos que podem impedir a prática do exercício.

Podologia Geriátrica: Ao longo dos anos as agressões diárias, a perda de massa óssea e muscular podem comprometer a sua mobilidade e provocar dor no pé do idoso.

Pé da Grávida: durante a gravidez todo o corpo sofre modificações. As alterações da postura adquirida pelo aumento da barriga, o aumento de peso, as pernas inchadas obrigam a gravida a caminhar de uma forma muito característica, pode levar a problemas a níveis dos pés.

Pé do doente Oncológico: A falta de massa muscular (devido ao emagrecimento durante os tratamentos), e os efeitos secundários de alguns fármacos da quimioterapia a nível da derme, originam dores e feridas nos pés.

Laserterapia ou tratamento a laser: Aplicado no tratamento de varias patologias, tais como unhas encravadas, helomas, verrugas, etc..

Nas onicomicoses, o tratamento a laser é um tratamento mais eficaz que diminui a duração dos tratamentos já existentes, uma vez que quando aplicado leva à eliminação de fungos e evita a multiplicação dos mesmos.

Os custos, os benefícios e duração do tratamento e contraindicações têm que ser avaliados, de forma a estruturar o tratamento e saber se efetivamente o laser é aconselhado para a sua situação.

Podobarometria/Podobarografia: é um exame onde é possível avaliar o comportamento do apoio do pé tanto em estática (parado), em dinâmica (a andar) e ainda realizar avaliações de posturologia.

Suportes Plantares (palmilhas): são tratamentos conservadores realizados mediante a patologia em causa, o doente e o pé para que estas possam facilmente se adaptarem dentro dos sapatos. São feitos tanto para adultos como para crianças, como para desportistas.

Avaliação neurologia e vascular pé diabético: é um conjunto de testes importantes para diagnóstico de vasculopatia e a neuropatia diabética (saber se existe uma boa cicatrização bem como uma boa sensibilidade)

0e0672ff-b4ad-487b-8867-e02234af50dd_edited.jpg

Dr.ª Carla Ferreira

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.