Fisioterapia Avançada
A especialidade
É um serviço de Fisioterapia especializado em que terá acesso a tecnologia de última geração para tratar a sua dor e/ou lesão de uma forma mais rápida, eficaz e confortável. É realizada uma avaliação detalhada da sua condição atual, elaborado um plano de tratamento que vai de encontro aos seus objetivos, sempre sendo informado de forma clara sobre a sua patologia e prognóstico da mesma.
Tecarterapia Winback:
É uma corrente de alta frequência o que permite atingir de forma ótima tecidos a diferentes profundidades. Superficial ao nível da pele, sistema linfático. Médio ao nível dos músculos, fáscias. Profundo ao nível das articulações, tendões, ligamentos, aparelho circulatório, nervos e sistema visceral (órgãos).
A Tecarterapia atua a nível celular melhorando a permeabilidade da membrana. De uma forma simples, isto significa que esta corrente abre as vias para as trocas intra e extracelulares, permitindo que entre mais facilmente fluxo sanguíneo, oxigénio, nutrientes e que sejam removidas as toxinas.
Este processo melhora, consideravelmente, a inflamação local e, por consequência, diminui a dor. O metabolismo celular é, então, acelerado pela corrente promovendo uma regeneração dos tecidos.
Com a Tecarterapia Winback o paciente sente uma analgesia imediata da sua sintomatologia pela perturbação da condução nervosa, ou seja, os nociceptores (recetores da dor) são perturbados e saturados pela alta frequência e pelo seu efeito de diatermia (calor).
A combinação da Tecarterapia Winback com o Fisioterapeuta traz resultados mais rápidos, eficazes e duradouros para que possa resgatar a sua função, bem-estar e qualidade de vida.
Indicações:
Disfunções Neuro-Músculo-Esqueléticas:
-
Contraturas Musculares;
-
Recuperação Muscular;
-
Roturas e Estiramentos Musculares;
-
Dor Muscular e Articular (ex: Torcicolos, Bursites, dor Joelho, Ombro);
-
Cervicalgias (Dor na região do pescoço e ombros);
-
Lombalgias (Dor no fundo das costas);
-
Cefaleias cervicogénicas (Dor de cabeça de origem muscular, por pontos de tensão);
-
Tendinopatias (epicondilite, tendinite rotuliana, tendinite supra-espinhoso, etc…);
-
Ruturas parciais dos tendões (ex: Ombro);
-
Entorses (Tornozelo, Joelho, Punho, Dedos, etc…);
-
Fascite Plantar (Dor na planta do pé);
-
Fibroses Musculares, Fasciais;
-
Síndrome do Ombro Congelado;
-
Síndrome Miofascial;
-
Dor Ciática;
-
Síndrome do túnel Cárpico;
-
Hérnias Discais;
Disfunções Reumatológicas:
-
Fibromialgia;
-
Osteoartrites ou Artrites;
-
Osteoartroses ou Artroses;
-
Espondilite anquilosante (inflamação coluna vertebral);
Pós-cirúrgicos:
-
Fraturas;
-
Articulares, Tendinosas e Ligamentares (Meniscos, Ligamentos Cruzados do joelho, tendão do bicípite, tendão supra-espinhoso);
-
Hérnia Discal;
-
Prótese da anca, joelhos, etc..
-
Abdominoplastia e outras cirurgias plásticas;
-
Mastectomia e reconstrução mamária;
-
Cesariana;
-
Tratamento de fibroses e cicatrizes hipertróficas;
-
Drenagem Linfática.
Gestão da dor:
Pelas várias correntes que a Winback apresenta, podemos associar a corrente Tecarterapia ao Hi-TENS ao mesmo tempo. Esta combinação de correntes promove a analgesia de imediato e produz efeitos mais duradouros (efeitos ao nível da Dor Crónica). Por isso, com apenas um tratamento o paciente irá sentir um alívio imediato da sua sintomatologia.
Aumento da amplitude de movimento:
A corrente de Tecarterapia Winback pelo seu efeito de diatermia melhora a amplitude de movimento por libertar a tensão dos tecidos envolventes. A sua utilização ajuda a restaurar a mobilidade articular de forma mais rápida e agradável para o paciente.
Tendinopatias:
Dependendo do tipo de Tendinopatia que o paciente apresente a Tecarterapia Winback pode ajudar de formas diferentes:
-
Tendão inflamado: A inflamação pode ser gerida devido ao efeito analgésico e de aceleração do metabolismo celular que a corrente proporciona.
-
Tendão com fibrose e isquemia (falta de sangue): A intensidade da corrente será maior provocando um aumento da temperatura local, estimulando as substâncias endógenas necessárias (fibroblastos) para restaurar a elasticidade do tendão.
Exames complementares de diagnóstico são essenciais para um tratamento mais preciso e eficaz.
Neuropatias (lesão dos nervos periféricos): Ex: Dor Ciática, Síndrome do Túnel Cárpico
Pelas várias correntes que a Winback apresenta, podemos associar a corrente Tecarterapia ao Hi-TENS ao mesmo tempo. Com esta combinação conseguimos um efeito de analgesia imediato no local da sintomatologia, bem como, ao longo da trajetória do nervo a tratar. É gerada uma diatermia que liberta as compressões locais e promove a vascularização dos tecidos envolventes estimulando, assim, o processo natural de cura do nosso organismo.
Tensão Muscular - Contraturas:
Pelas várias correntes que a Winback apresenta, podemos associar a corrente Tecarterapia ao Hi-EMS (electroestimulação) ao mesmo tempo. Esta combinação, produz um efeito de diatermia no tecido muscular, promovendo o seu relaxamento. E assim, é restaurada a vascularização e oxigenação do músculo de uma forma mais agradável para o paciente.
Restrições Miofascias:
A corrente de Tecarterapia Winback atua sobre a Fáscia libertando as tensões ao mesmo tempo que melhora a oxigenação das estruturas envolventes. Há, assim, um aumento do fluxo de nutrientes para a Fáscia e o movimento é restaurado quase instantaneamente.
Trigger Points – Pontos Dolorosos:
Pelas várias correntes que a Winback apresenta, podemos associar a corrente Tecarterapia, Hi-TENS e Hi-EMS (electroestimulação) ao mesmo tempo. Esta combinação gera um efeito profundo de diatermia no “coração” do músculo, promovendo um rápido relaxamento e uma revascularização da área tratada. Assim, os resultados são prolongados no tempo.
Edema:
Pelas várias correntes que a Winback apresenta, podemos associar a corrente Tecarterapia e Hi-EMS (electroestimulação) ao mesmo tempo. Esta combinação para além de estimular a circulação do sistema linfático e sanguíneo, vai acelerar o processo de drenagem pelo efeito de “bombeamento”. A estabilização de edemas é, assim, alcançada mais rapidamente em comparação a outros procedimentos convencionais.
Cicatrizes, Aderências e Fibroses:
As cicatrizes podem causar perda de mobilidade dos tecidos envolventes, dor e diminuir a autoestima pela sua aparência.
A corrente de Tecarterapia Winback pelo seu efeito de diatermia promove a elasticidade do tecido cicatricial pelo aumento da vascularização local e pela síntese de novas fibras de colagénio. Todo este processo ajuda a restaurar a mobilidade dos tecidos e a melhorar a aparência da cicatriz.
Contraindicações:
-
Pacemaker, Bomba de insulina;
-
Crianças;
-
Estado Febril;
-
Cancro;
-
Tromboflebite;
-
Alterações da sensibilidade;
-
Grávidas.
Dr.ª Bárbara Vieira Marques