Dra. Nádia Neiva

GRAUS ACADÉMICOS:
-
Hipnoterapeuta em formação, pelo Instituto Português de Hipnose, em 2021/2022.
-
Pós-graduada em Psicologia Clínica e da Saúde, pelo Instituto CRIAP, em 2018.
-
Licenciada em Psicologia e Mestre em Psicologia da Escolar e da Educação, Instituto de Educação e Psicologia, pela Universidade do Minho, em 2010.
-
Certificado de Competências Pedagógicas, pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, em 2007.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:
-
Experiência em consulta de psicologia com crianças, jovens e adultos em contexto educativo, social e clínico.
De 2021 até ao momento -
Psicóloga em consultório privado com a realização de acompanhamento psicológico a crianças, jovens e adultos.
De 2016 até 2021 -
Psicóloga Supervisora na Clínica da Mente com realização de acompanhamento psicológico a crianças, jovens e adultos.
De 2010 a 2015 -
Psicóloga na Associação de Solidariedade e Ação Social de Santo Tirso (ASAS), com realização de avaliação e intervenção psicológica com crianças, jovens e respetivas famílias.
-
1 a 3 de setembro de 2021 - Apresentação do póster " Importância do Acompanhamento Psicológico no Ajustamento Psicológico e Global Face à Pandemia SARS - COV-2/COVID - 19 na População Portuguesa: Exploração de Preditores e Mediadores nas Diferentes Etapas da Vida", no XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, na Universidade do Minho.
-
26 de Setembro de 2014 - Oradora na Universidade do Minho sobre a temática "Do acolhimento institucional à adoção: o direito da criança a crescer numa família", no Congresso Nacional: Realidades e Desafios do 25º Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança: o caso português.
-
13 de Abril de 2013 - Oradora na Universidade Lusófona do Porto sobre a temática "O papel do psicólogo escolar num centro de acolhimento temporário: que passado, que presente e que futuro?".
-
19 de Outubro de 2012 - Moderadora no I Encontro Sobre Boas Práticas na Área da Saúde Mental, promovido pela Associação de Solidariedade de Ação Social de Santo Tirso.
-
9 a 11 de Setembro de 2009 - Apresentação da comunicação "Competências de Empregabilidade: Perceções de Autoeficácia Entre Indivíduos Com Baixa Escolaridade", no Congresso Galaico-português de Psicopedagogia, realizado na Universidade do Minho.
TRATAMENTOS
Os tratamentos realizados pela Dra. Nádia Neiva têm por base um modelo integrativo ou eclético, onde se utilizam diferentes recursos, adaptados à necessidade de cada paciente e onde se dá menor importância à teoria e se prioriza a necessidade de cada indivíduo.
No entanto, no âmbito desta intervenção são privilegiados 3 tipos de modelos de tratamento:
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
É uma abordagem psicológica baseada em princípios científicos e cuja investigação se tem revelado eficaz num largo espectro de perturbações mentais e emocionais, podendo ser utilizada com crianças, adolescentes, jovens adultos e adultos.
Na TCC paciente e terapeuta trabalham em conjunto, com o objetivo de identificar e compreender os problemas dos pacientes em termos das relações entre pensamentos/cognições, emoções e comportamento. Trata-se de uma abordagem que habitualmente incide sobre as dificuldades no presente, assentando no desenvolvimento pelo terapeuta e paciente de uma visão partilhada do problema do indivíduo. Isto conduz à definição de objetivos terapêuticos personalizados e limitados no tempo, e de estratégias que são continuamente monitorizadas e avaliadas.
Psicoterapias Breves
As Psicoterapias Breves têm por base uma intervenção terapêutica com tempo e objetivos limitados. Os objetivos são estabelecidos a partir da compreensão diagnóstica do paciente e do estabelecimento de um foco, considerando-se que esses objetivos são passíveis de atingir num espaço de tempo limitado.
Assim, esta intervenção psicoterapêutica baseia-se em três aspetos fundamentais: foco, estratégias e objetivos.
Hipnose Clínica
A Hipnose trata-se de um conjunto de técnicas que induzem o transe, sendo que este último é, por si, um fenómeno natural do cérebro, durante o qual se regista um aumento de atividade na troca de informação entre o consciente e o subconsciente.
O nosso subconsciente é o mapa de quem somos, o qual inclui todas as nossas perceções, memórias, pensamentos, crenças, comportamentos e emoções.
A Hipnoterapia é a aplicação de técnicas de hipnose para fins terapêuticos, onde experimentamos o transe e podemos aceder à informação guardada no nosso subconsciente e alterá-la.
A Hipnose Clínica foca-se em explorar e tratar a causa do problema e não apenas o sintoma, com resultados rápidos e tendencialmente permanentes.
“A Hipnose é uma das técnicas e ferramentas de intervenção das quais a Psicologia se pode socorrer, para trabalhar as emoções, os conflitos internos e o inconsciente do cliente. Corresponde a um procedimento durante o qual o Psicólogo sugere que o sujeito experimente mudanças de sensações, perceções, pensamentos e comportamentos através de um processo de indução. O sujeito permanece num estado alternativo de consciência, mas acordado e com controlo de si próprio.” (Parecer sobre Hipnose, OPP, 2014)
Estrutura do Tratamento
Todos os tratamentos realizados pela Dra. Nádia Neiva iniciam-se com uma Consulta de Avaliação e Diagnóstico, cujo objetivo é a compreensão profunda das queixas, dos problemas e das dificuldades que conduziram o cliente à consulta, contextualizando o início da problemática apresentada, o seu impacto na vida da pessoa, bem como a sua expetativa e motivação para a mudança.
Nesta consulta pretende-se também a construção de um parecer clínico e de diagnóstico acerca da problemática avaliada e do tratamento mais adequado.
A consulta de avaliação e diagnóstico tem a duração de 90 minutos, podendo em alguns casos ser necessário o agendamento de consultas de continuação, com o objetivo de obter um claro e profundo entendimento acerca da problemática apresentada.
No final da consulta de avaliação e diagnóstico e após a identificação da problemática, será partilhado com o cliente o plano de tratamento sugerido, isto é, o número de sessões a realizar, a sua periodicidade e o método de tratamento indicado, respeitando sempre o princípio da individualidade de cada um.
Indicações Terapêuticas